Ação de Formação
Título Ensino e Aprendizagem em Química para um desenvolvimento Sustentável
Área de Formação A - Área da docência
Modalidade Curso de Formação - Colóquios; congressos; simpósios; jornadas ou iniciativas congéneres
Regime de Frequência Presencial
Duração
Horas presenciais: 25
Metodologias de realização da ação
Os 7 tópicos programáticos estão integrados e serão desenvolvidos pelos oradores nas palestras e simpósios, bem como nas oficinas do Encontro Internacional de Ensino da Química (ECRICE 2024), promovido pela Sociedade Portuguesa deQuímica (https://ecrice2024.events.chemistry.pt/program-at-a-glance).
Formadores
Adelino Leitão de Moura Galvão
João Paulo Estevão Correia Leal
Isabel Cristina Ribau Fernandes Coutinho
Marta Cristina Parracho Cançado Corvo
Joaquim, Luís Bernardes Martins de Faria
César Alexandre Baptista Marques
João Miguel Bolinhas dos Santos Mouro
Tópicos programáticos
Alterações Climáticas: desafios na Saúde, alimentação e sociais
Química verde e Sustentabilidade
Ambientes Sustentáveis
Sustentabilidade nos Novos Materiais e Exploração sustentável de Recursos Minerais
Química Verde
Água potável
Ensino e Aprendizagem de Química à luz dos 17 ODS
Objectivos a atingir
A ação de formação visa:
dinamizar condições para que se fortaleçam as ligações entre a escola, a investigação e a divulgação da química, possibilitando a transferência de saber e conhecimento;
promover dinâmicas promotoras da Inclusão e Cidadania com base nos Domínios de Autonomia Curricular;
aprofundar estratégias para uma cidadania ativa, informada e participada de toda a comunidade educativa em particular nas áreas da AGENDA2030;
contribuir para o envolvimento das comunidades educativas na implementação dos 17 ODS, nomeadamente ao criarcondições para que todos possam ter acesso a um processo educativo de qualidade, inclusivo e equitativo comoportunidades, para jovens e menos jovens, de aprendizagem ao longo da vida;
Reforçar os conhecimentos dos professores na área da Sustentabilidade e apoiar os mesmos com a criação de umacomunidade de aprendizagem com professores;
Reforçar os conhecimentos (teóricos e práticos) dos professores na área da Química Verde e Química Sustentável;
Avaliação
A avaliação será baseada na elaboração de uma reflexão crítica individual (formulário fornecido pelo Centro de Formação da SPQ) relativa ao valor formativo da Ação, referindo os tópicos que poderão ser implementados nas aulas e quais os benefícios pessoais decorrentes da participação na formação.Será passado um certificado (conferente de 1 crédito) aos formandos que tendo participado em 2/3 do número de horas deformação, tenham obtido avaliação positiva.A classificação será formalizada numa escala de 1 a 10 valores, de acordo com o previsto no Regulamento para Acreditação de Ações de Formação Contínua do CCPFC (9 de maio de 2016).