5-7 setembro 2024
Caparica, Portugal
5-7 setembro 2024
Caparica, Portugal

Ação de Formação


Título Ensino e Aprendizagem em Química para um desenvolvimento Sustentável

Área de Formação A - Área da docência

Modalidade Curso de Formação - Colóquios; congressos; simpósios; jornadas ou iniciativas congéneres

Regime de Frequência Presencial

Duração

Horas presenciais: 25

Metodologias de realização da ação

Os 7 tópicos programáticos estão integrados e serão desenvolvidos pelos oradores nas palestras e simpósios, bem como nas oficinas do Encontro Internacional de Ensino da Química (ECRICE 2024), promovido pela Sociedade Portuguesa deQuímica (https://ecrice2024.events.chemistry.pt/program-at-a-glance).

Formadores

  • Adelino Leitão de Moura Galvão

  • João Paulo Estevão Correia Leal

  • Isabel Cristina Ribau Fernandes Coutinho

  • Marta Cristina Parracho Cançado Corvo

  • Joaquim, Luís Bernardes Martins de Faria

  • César Alexandre Baptista Marques

  • João Miguel Bolinhas dos Santos Mouro

Tópicos programáticos

  • Alterações Climáticas: desafios na Saúde, alimentação e sociais

  • Química verde e Sustentabilidade

  • Ambientes Sustentáveis

  • Sustentabilidade nos Novos Materiais e Exploração sustentável de Recursos Minerais

  • Química Verde

  • Água potável

  • Ensino e Aprendizagem de Química à luz dos 17 ODS

Objectivos a atingir

A ação de formação visa:

  • dinamizar condições para que se fortaleçam as ligações entre a escola, a investigação e a divulgação da química, possibilitando a transferência de saber e conhecimento;

  • promover dinâmicas promotoras da Inclusão e Cidadania com base nos Domínios de Autonomia Curricular;

  • aprofundar estratégias para uma cidadania ativa, informada e participada de toda a comunidade educativa em particular nas áreas da AGENDA2030;

  • contribuir para o envolvimento das comunidades educativas na implementação dos 17 ODS, nomeadamente ao criarcondições para que todos possam ter acesso a um processo educativo de qualidade, inclusivo e equitativo comoportunidades, para jovens e menos jovens, de aprendizagem ao longo da vida;

  • Reforçar os conhecimentos dos professores na área da Sustentabilidade e apoiar os mesmos com a criação de umacomunidade de aprendizagem com professores;

  • Reforçar os conhecimentos (teóricos e práticos) dos professores na área da Química Verde e Química Sustentável;

Conteúdos da ação

A Ação no total inclui, 7 oficinas de 1.5 h cada, 4 simpósios (1.5 h), 5 palestras (40 min) e 5 apresentações de pósteres (60min). À margem do ECRICE, decorrerão ainda duas sessões, uma de abertura e outra de encerramento da Formação (1/2h).

4 simpósios

Os simpósios da ação de formação serão os seguintes simpósios do Encontro referido acima. Estes simpósios terão aduração de 1h40m e vários oradores. Para cada um deles indica-se o nome do coordenador.

Simpósio: Capacitação de professores: Pesquisa, Desenvolvimento e Implementação em Química dos ODS – Ron Blonder

Simpósio: Química Sustentável e o Impacto na Educação Química - o projeto da IUPAC – Madeleine Schultz

Simpósio: Química Sustentável – Ingo EilksSimpósio: Desenvolvimento Profissional de Professores de Química para a Sustentabilidade – Avi Hofstein

7 Oficinas

(indicam-se os coordenadores de cada um deles, sendo assessorados pelos restantes formadores acreditados):

  • Laboratório 1 Trabalho prático - Síntese de nanopartículas em sala de aula- Estudantes de doutoramento/ Isabel Ribau

  • Laboratório 2 Trabalho prático - Aprendizagem Informal de Química- Marta Corvo

  • Laboratório 3 Trabalho prático - Química Sustentável no Laboratório da Escola (Projeto IUPAC)- Seamus Delaney,Madeleine Shultz/ Isabel Ribau

  • Laboratório 4 Trabalho prático - Aula experimental por Modelo de Estação Laboratorial. Uma metodologia de química sustentável- Isabel Ribau

  • Sala 1 Hands-on - Machine Learning em Química na Sala de Aula (Parte I).- César Marques

  • Sala 1 Hands-on - Machine Learning em Química na Sala de Aula (Parte II) - João Mouro

  • Sala 2 Hands-on - Neuroeducação no Trabalho em Sala de Aula.- Debora Marchak /Isabel Ribau

5 Palestras

Para estas palestras serão usadas algumas das keynotes do encontro referido acima. Indicam-se os nomes dos oradores.

  • Diversidade e Inclusão no Ensino de Química – Silvija Markic (Univ. Munique)

  • Química e Integração do Património Cultural num Mundo Sustentável -Dragica Trivic (Univ. Belgrado)

  • Explorando o trabalho no laboratório químico – Agustin Hendra (Univ. Copenhaga)

  • Química verde – Ana Aguiar Ricardo (Univ. Nova Lisboa)

  • Ensinando para um futuro Sustentável - Martyn Poliakoff (University of Nottingham)

Avaliação

A avaliação será baseada na elaboração de uma reflexão crítica individual (formulário fornecido pelo Centro de Formação da SPQ) relativa ao valor formativo da Ação, referindo os tópicos que poderão ser implementados nas aulas e quais os benefícios pessoais decorrentes da participação na formação.Será passado um certificado (conferente de 1 crédito) aos formandos que tendo participado em 2/3 do número de horas deformação, tenham obtido avaliação positiva.A classificação será formalizada numa escala de 1 a 10 valores, de acordo com o previsto no Regulamento para Acreditação de Ações de Formação Contínua do CCPFC (9 de maio de 2016).